Colóquios da Pós-Graduação em Engenharia Física – 10/07/2019

Na próxima quarta-feira, 10/07, teremos o Colóquio apresentado pela Profa Ana Cláudia com título “Nanomateriais para aplicações ambientais e tecnológicas”.

O colóquio será realizado na quarta-feira as 11h no auditório-Torre A da UACSA-UFRPE.

Contamos com a presença de todos!

 

Resumo da palestra:

 

Nas últimas décadas a pesquisa com materiais nanoestruturados, suas aplicações e propriedades vem sendo exploradas pela comunidade científica. Entre estes materiais, nanopartículas (NPs) magnéticas têm sido utilizadas na preparação de compósitos com polímeros e outros materiais, a fim de combinar novas propriedades ao magnetismo das NPs, como por exemplo, condutividade, alta área superficial e outras. A adição de funcionalidade que aumente a capacidade de adsorção ou reconhecimento de um material pode levar a aplicações nas áreas de remoção e detecção de poluentes.

A contaminação do meio ambiente, em especial a degradação da qualidade da água, é um processo contínuo que está longe de ser resolvido. Apesar dos numerosos avanços científicos e tecnológicos recentes, a disponibilidade de água apropriada para o consumo humano ainda é um problema comum em diversas partes do mundo, em particular no nordeste brasileiro. Na região agreste de Pernambuco, o desenvolvimento do “polo têxtil” ou “polo de confecções” (composto pelas cidades de Toritama, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim e outras) vem agravando o problema de contaminação de águas por resíduos de corantes e metais pesados. Resíduos das lavagens do jeans, parte do processo industrial, são descartados diretamente no Rio Capibaribe, o mais importante do Estado.

Faz-se necessário, portanto, encontrar alternativas economicamente viáveis, rápidas e confiáveis para o controle e/ou remoção de resíduos de corantes e outros contaminantes dos efluentes industriais. Neste colóquio, pretende-se apresentar o andamento da pesquisa executada na UACSA no desenvolvimento de materiais nanoestruturados magnéticos para aplicações ambientais. Nanopartículas magnéticas de óxido de ferro são sintetizadas e combinadas com materiais poliméricos e/ou carbonos porosos, formando um material híbrido, com alta área superficial e com propriedades magnéticas. Este híbrido é utilizado na adsorção de corantes utilizados na indústria têxtil e em contaminantes industriais. Os resultados referentes ao desempenho e eficiência da adsorção desses materiais serão apresentados.